quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Confraternização - Fim do ano letivo




Desejamos a todos os alunos, pais, funcionários da escola e profissionais da Educação um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo, repleto de boas realizações!

BOAS FESTAS!

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Aplicação do SPAECE 100% de frequência !




A diretora Selmira Rocha agradece aos alunos e pais por essa conquista !



"Um agradecimento todo especial a minha equipe de gestão na pessoa da professora Rejane Gomes e a professora Valneide responsável pela sala de aula.
Não posso esquecer do velho amigo Lourenço que mesmo afastado tem grande participação nessa turma....
Aos outros autores dessa conquista ! Monitor de esporte do Projeto Mais Educação João Antônio e a minha amiga e parceira Diretora Emília ." (Selmira Rocha)

Projeto Afro-descendente


” A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.” (Nelson Mandela)


quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Reflexão


O homem que não se irritava






Numa cidade do interior havia um homem que não se irritava e não discutia com ninguém. Sempre encontrava saída cordial, não feria a ninguém, nem se aborrecia com as pessoas. Morava numa modesta pensão, onde era admirado e querido. 

Para testá-lo, um dia, seus companheiros combinaram levá-lo à irritação e à discussão numa determinada noite em que o convidariam a um jantar. 

Trataram todos os detalhes com a garçonete que seria a responsável por atender à mesa reservada para a ocasião. Assim que iniciou o jantar, como entrada foi servida uma saborosa sopa, da qual o homem gostava muito. 

A garçonete chegou próximo a ele, pela esquerda, e ele, prontamente, levou seu prato para aquele lado, a fim de facilitar a tarefa de servir. Mas ela serviu todos os demais, e quando chegou a vez dele, foi para outra mesa. 

Ele esperou calmamente e em silêncio, que ela voltasse. Quando ela se aproximou outra vez, agora pela direita, para recolher o prato, ele levou outra vez seu prato na direção da jovem, que novamente se distanciou, ignorando-o. 

Após servir todos os demais, passou rente a ele, acintosamente, com a sopeira fumegante, exalando saboroso aroma como quem havia concluído a tarefa e retornou à cozinha. 

Naquele momento não se ouvia qualquer ruído. Todos o observavam discretamente, para ver sua reação. Educadamente ele chamou a garçonete, que se voltou, fingindo impaciência e lhe disse:
- O que o senhor deseja?
Ao que ele respondeu, naturalmente:
- A senhora não me serviu a sopa.
Novamente ela retrucou, para provocá-lo, desmentindo-o:
- Servi, sim senhor! 

Ele olhou para ela, olhou para o prato vazio e limpo e ficou pensativo por alguns segundos… Todos pensaram que ele iria brigar… Suspense e silêncio total. Mas o homem surpreendeu a todos, ponderando tranquilamente:
- A senhorita serviu sim, mas eu aceito um pouco mais! 

Os amigos, frustrados por não conseguir fazê-lo discutir e se irritar com a moça, terminaram o jantar convencidos de que nada mais faria com que aquele homem perdesse a compostura. 

Precisamos de pessoas com essa sabedoria!


Reflexão

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Festa dos Professores



15 de outubro é dia do Professor. Não podemos deixar o dia de quem tanto nos ensina passar em branco!




Parabéns, Professores!





Pessoa não comum!
Pessoa sábia!
Símbolo para muitos!

Pessoa venerada por sua sabedoria!
Ídolo para as crianças!

Quem sabe, tirano para os adolescentes!
Amigo para os de mais idade!
Não importa o título.

Para muitos uma mão estendida para abraçar ou para punir, porém sempre para ensinar!
Muitos Mestres passam por nossa vida, mediando o conhecimento, abrindo portas, mostrando caminhos!

Os anos passam... O conhecimento é acumulado, algum conhecimento esquecido, outros ultrapassados, mas os valores são eternos e a lembrança de alguns mestres permanece.
Somos frutos de algum mestre, seja ele professor, pai ou mãe, pois todos são mediadores. Todo pai é um pouco mestre e todo professor é um pouco pai!

Obrigada, Mestres!
Obrigada, Professores





Festa dos Professores

domingo, 13 de outubro de 2013

Homenagem às Crianças




Não poderíamos deixar de homenagear a todas as crianças nessa data que é tão especial, nosso dia a dia na escola não teria sentido sem elas. As crianças são a imagem e semelhança de Deus e  deveríamos, nós, adultos, nos espelhar em sua forma de ver , pensar e agir no mundo.

FELIZ DIA DAS CRIANÇAS!

Você criança, que vive a correr, é a promessa que vai acontecer... é a esperança do que poderíamos ser... é a inocência que deveríamos ter... Você criança, de qualquer idade, vivendo entre o sonho e a realidade espargem pelas ruas da cidade, suas lições de amor e de simplicidade! Criança que brinca, corre, pula e grita mostra ao mundo, como se deve viver cada momento, feliz, como quem acredita em um mundo melhor que ainda vai haver! Você é como uma raio de luz a iluminar os nossos caminhos, assemelhando-se ao Menino Jesus, encanta-nos com todo teu carinho! Você é a criança, que um dia vai crescer! É a promessa, que vai se realizar! É a esperança da humanidade se entender! É a realidade que o adulto precisa ver... e também aprender a ser...

Que DEUS abençoe a todas as crianças!





segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Comemoração dos 134 anos de Camocim


Comemoração dos 134 anos de Camocim na nossa escola sob o comando da equipe do Projeto Mais Educação. 




quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Parabéns para a Professora Selmira Rocha


O Blog da Escola não poderia ficar de fora desta data que é tão especial, queremos de forma simples e humilde parabenizar a Professora e Diretora Selmira Rocha por mais um ano em sua vida. 


Que você, Selmira, possa comemorar mais uma feliz data de aniversário com muita paz e saúde. Que Deus preencha sua vida de bençãos! O aniversário é seu, mas quem ganha somos todos nós por tê-la como amiga!

FELIZ ANIVERSÁRIO!!!

domingo, 8 de setembro de 2013

As três peneiras...




Um homem procurou um sábio e disse-lhe:
- Preciso contar-lhe algo sobre alguém! Você não imagina o que me contaram a respeito de... 
Nem chegou a terminar a frase, quando Sócrates ergueu os olhos do livro que lia e perguntou:
 - Espere um pouco. O que vai me contar já passou pelo crivo das três peneiras?
 - Peneiras? Que peneiras?
 - Sim. A primeira é a da verdade. Você tem certeza de que o que vai me contar é absolutamente verdadeiro?
 - Não. Como posso saber? O que sei foi o que me contaram!
 - Então suas palavras já vazaram a primeira peneira. Vamos então para a segunda peneira: a bondade. O que vai me contar, gostaria que os outros também dissessem a seu respeito?
 - Não! Absolutamente, não!
 - Então suas palavras vazaram, também, a segunda peneira. Vamos agora para a terceira peneira: a necessidade. Você acha mesmo necessário contar-me esse fato, ou mesmo passá-lo adiante? Resolve alguma coisa? Ajuda alguém? Melhora alguma coisa?
 - Não...
 Passando pelo crivo das três peneiras, compreendi que nada me resta do que iria contar. E o sábio sorrindo concluiu:
 - Se passar pelas três peneiras, conte! Tanto eu, quanto você e os outros iremos nos beneficiar. Caso contrário, esqueça e enterre tudo. Será uma fofoca a menos para envenenar o ambiente e fomentar a discórdia entre irmãos. Devemos ser sempre a estação terminal de qualquer comentário infeliz!


 Da próxima vez que ouvir algo, antes de ceder ao impulso de passá-lo adiante, submeta-o ao crivo das três peneiras porque: Pessoas sábias falam sobre idéias; Pessoas comuns falam sobre coisas; Pessoas medíocres falam sobre pessoas.


Sócrates

domingo, 25 de agosto de 2013

Festa do Dia dos Pais




Mensagem: Papai

Existe um homem que se esmera no comprimento do dever para dar bom exemplo: Que fica humilde, quando poderia se exaltar. Que chora à distancia, a fim de não ser observado. Que com o coração dilacerado se embrutece para se impor como um juiz inflexível. Que na ausência usam-no como temor para evitar uma ação menos correta. Que quase sempre é chamado de desatualizado. Que apenas fisicamente passa o dia distante, na labuta, por um futuro melhor. Que ao fim da jornada avidamente regressa ao lar para levar muito carinho e, às vezes, pouco receber. Que está sempre pronto a ofertar uma palavra orientadora ou relatar uma atitude benfazeja que possa ser imitada. Que muitas vezes passa noites mal dormidas a decifrar os segredos da vida, quando extenuado, ainda consegue energias para distribuir energias. Que é tão humano e sensível, por isso, normalmente, sente a ausência do afeto que lhe é dado raramente e de forma pouco comunicativa. Que vibra, se emociona e se orgulha pelos feitos daqueles que tanto ama.
Esse homem, geralmente, se agiganta e passa a ser o valor inexorável quando deixa de existir para sempre. Nunca perca, pois, a oportunidade de devotar muito carinho e amizade àquele que é seu melhor amigo: SEU PAI!                                                                                                                                 Marco Antonio Struve

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Festa Junina - Arraiá do Cumpade Normândia


 Aproveitem para relembrar os bons momentos do Arraiá!


"O talento vence jogos, mas só o trabalho em equipe ganha campeonatos.”

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

domingo, 4 de agosto de 2013

REFLEXÃO: Marcas de batom no espelho!


Numa escola pública estava ocorrendo uma situação inusitada: meninas de 12 anos que usavam batom, todos os dias beijavam o espelho para remover o excesso de batom.
O diretor andava bastante aborrecido, porque o zelador tinha um trabalho enorme para limpar o espelho ao final do dia. Mas, como sempre, na tarde seguinte, lá estavam as mesmas marcas de batom…
Um dia o diretor juntou o bando de meninas no banheiro e explicou pacientemente que era muito complicado limpar o espelho com todas aquelas marcas que elas faziam. Fez uma palestra de uma hora.
No dia seguinte as marcas de batom no banheiro reapareceram…
No outro dia, o diretor juntou o bando de meninas e o zelador no banheiro, e pediu ao zelador para demonstrar a dificuldade do trabalho. O zelador imediatamente pegou um pano, molhou no vaso sanitário e passou no espelho.
Nunca mais apareceram marcas no espelho!
Moral da história: Há professores e há educadores…
Comunicar é sempre um desafio!
Às vezes, precisamos usar métodos diferentes para alcançar certos resultados.
Por quê?
•Porque a bondade que nunca repreende não é bondade: é passividade.
•Porque a paciência que nunca se esgota não é paciência: é subserviência.
•Porque a serenidade que nunca se desmancha não é serenidade: é indiferença.
•Porque a tolerância que nunca replica não é tolerância: é imbecilidade.
“O saber a gente aprende com os mestres e os livros.
A sabedoria se aprende é com a vida e com os humildes."

quarta-feira, 10 de julho de 2013

A Lenda das três árvores


No alto de uma montanha, três árvores sonhavam com seu futuro. " Quero ser um baú cheio de tesouros", disse a primeira. "Quero ser um grande navio e transportar reis e rainhas", disse a segunda. "Quero ficar aqui e ser tão grande que, quando olharem para mim, as pessoas se lembrem davida", disse a terceira.

Um dia, lenhadores cortaram as árvores. Da primeira, fez-se uma manjedoura para animais. Da segunda, um pequeno barco. Da terceira, vigas que ficaram jogadas num depósito. Todas ficaram desiludidas e tristes com seu destino.

Numa bela noite cheia de luz e estrelas, uma mulher colocou seu bebê recém nascido na manjedoura. E a primeira árvore viu que guardava o maior tesouro do mundo.

Anos depois, o barco transportava um homem adormecido quando principiou uma tempestade. O homem levantou-se e disse "paz", acalmando a tormenta. E a segunda arvore compreendeu que levava o Rei do Céu e da Terra.

Tempos mais tarde, numa sexta-feira, as vigas foram unidas em forma de cruz e um homem foi pregado nelas. A terceira arvore sentiu-se terrível e cruel. Mas, no domingo seguinte, o mundo exultou com a alegria da Ressurreição e ela soube que aquele homem havia morrido e ressuscitado para salvar a humanidade. As pessoas sempre lembrariam de Deus e de seu Filho quando olhassem para a cruz.

A realização dos sonhos das árvores foi muito maior do que elas imaginavam. Assim, nunca deixe de acreditar em seus sonhos, mesmo que sejam aparentemente impossíveis de se realizar.  Além disso, entregue-os nas mãos amorosas do Senhor, que saberá realizá-los de uma forma infinitamente maior e mais intensa do que se poderia supor.

Postado por Eduardo Normândia